segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Novo Museu do Sabão em Portugal

Desde que vi esta notícia que tenho vindo a ver quando me daria mais jeito lá ir, sim, porque é uma questão de tempo e de disponibilidade, não é uma questão de "se".
Porque eu faço questão de ir visitar o Museu do Sabão que abriu em abril, em Belver, no concelho de Gavião. 
 
O Museu de Sabão de Portugal é um dos quatro existentes no Mundo e levanta o véu acerca dos conhecimentos que foram adquiridos pelos antepassados daquela região.
 
A aposta foi da Câmara Municipal de Gavião que quis homenagear e preservar a tradição e cultura de saboeiro existentes na terra.
"Este projeto pretende criar um espaço de divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos nossos antepassados e homenagear a memória coletiva dos saboeiros de Belver”, conta o autarca, Jorge Martins.

A produção de sabão tinha bastante peso na vida económica da vila de Belver e até chegou a ser fundada a Real Fábrica de Sabão nesta localidade durante o séc. XVI.


As indústrias artesanais, ou casas de Sabão Mole, como eram designadas, constituíam-se como pequenas produções de caráter familiar, passando de geração em geração. Depois de ser embalado em sacas próprias de sarja e serapilheira, o sabão era utilizado na lavagem de roupas, tecidos e sobrado de madeira.
Por tudo isto, os habitantes desta terra são ainda hoje conhecidos como "os saboeiros".

Fonte: Boas Notícias 


Mas se eu só tinha ouvido falar de Belver por causa do Museu do Sabão, agora fiquei com igual vontade de visitar esta vila por causa da sua beleza natural.


Até parece que passo a vida a passear, não é? Não vai dar para resistir a Belver. Chamem-lhe visita de estudo, se quiserem. ;)

Já agora, podem visitar a página do Museu aqui e a história do castelo de Belver aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário